Email |
Jacareí *
 
NOTÍCIAS
Automóveis
Aviação
Consumidor
Cultura
Economia
Editorial
Educação
Emprego
Esportes
Estradas
Imóveis
Indústria
Internacional
Meio Ambiente
Polícia
Política
Religião
Saúde
Social
Trânsito

Alternative content



Alternative content



Alternative content



 
13/05/2014 16:07 - Foto: Divulgação  

CULTURA


Ópera Caipira estreia neste sábado

Projeto beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura resgata manifestações populares

O bairro Nova Jacareí será palco da estreia da Ópera Caipira, projeto beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) que tem como objetivo resgatar e valorizar as manifestações populares do Vale do Paraíba. O lançamento será neste sábado (17), às 16h, na rua Luiz de Moura (em frente ao campo de areia). Entrada gratuita.

Segundo a produtora Beatriz Borrego, a Ópera Caipira é “uma reflexão” sobre como seria uma ópera nos moldes do caipira, com um roteiro composto de contos e histórias do Vale, além das manifestações de Folia de Reis, Moçambique, Calango, Catira e marchinhas.

“O projeto consiste na pesquisa das manifestações populares do Vale do Paraíba com foco no município de Jacareí, sendo que o objetivo central é fortalecer a identidade cultural por meio da apropriação das manifestações originadas nessa terra, ou seja, as histórias, músicas, danças, cantos e demais costumes”, ressalta Beatriz.

As apresentações são realizadas pelo grupo composto de 16 pessoas, entre elas artistas, educadores, articuladores culturais e trabalhadores de outras áreas que valorizam a importância das manifestações culturais. “O grupo se organizou em diversos núcleos como bonecões, música, roteiro, figurino e cenário. Compartilhamos e vivenciamos diversas experiências que contribuíram para a sensibilização, motivação e construção da apresentação, não sendo apenas um produto materializado, mas a consciência e as intenções que foram vivenciadas ao longo dessa caminhada”, relata.

Incentivo – O projeto Ópera Caipira recebe o incentivo da empresa CCR NovaDutra, por meio da LIC da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu. Instituída em 1995, a LIC permite que empresas privadas destinem, por meio da renúncia fiscal, 50% do imposto devido (ISS ou IPTU) para incentivar projetos culturais.

Agenda – Após a estreia no Nova Jacareí, o projeto Ópera Caipira já tem outras apresentações programadas:

18/5, 10h – Jardim Pedramar

1º/6, 16h – Parque da Cidade
 
 
 
 
Compartilhe:

 


Comentários:

 

Alternative content

Resolução Mínima de 1024x768 | © Jornal de Jacareí - 2016